22
03
2016

Mestre Chen Xiao Wang em Lisboa

Por Rollyn 0

Do dia 8 ao dia 11 de Julho, alguns entusiastas do Tai Chi Chuan tiveram a oportunidade de treinar com o grande mestre Chen Xiao Wang, convidado especial da Neijia e do professor Rolando Martins, que nos visitou para ministrar uma série de workshops do sistema Chen, do qual é um dos seus máximos representantes. Esta foi uma oportunidade rara e única, que permitiu a todos os envolvidos privar pela primeira vez com um mestre de renome mundial, e uma das figuras mais importantes do Tai Chi Chuan contemporâneo.

O mestre Chen Xiao Wang é um dos mais respeitados e profundos conhecedores de Tai Chi Chuan da actualidade, representando neste momento a 19ª geração da sua família com o título de guardião deste sistema, com a particularidade de ter sido no seio da sua família que nasceu e se desenvolveu o Taijiquan várias gerações atrás, numa pequena aldeia no norte interior do país, conhecida pelo nome de Chenjiaguo. É uma das figuras mundiais mais requisitadas pelas escolas desta modalidade oriental, deslocando-se constantemente de um continente a outro visitando os seus alunos espalhados pelo mundo inteiro, num papel preponderante de promoção e divulgação desta disciplina chinesa, que se estabeleceu de forma popular no ocidente.

O mestre Chen Xiao Wang possui actualmente a mais alta condecoração e graduação dada pelas autoridades chinesas, simbolizando não só a sua ímpar maestría mas também o trabalho desenvolvido nos últimos 20 anos em prol da modalidade, levando a cultura chinesa aos quatro cantos do mundo. Pessoa de grande sensibilidade humana e artística, desenvolveu uma enorme paixão pela caligrafia chinesa, expressando no papel os acordes harmoniosos e suaves da sua arte sob a forma de poemas expressivos, uma materialização doTaijiquan e da metafísica que lhe advém.

Aprender com o mestre Chen Xiao Wang significa acima de tudo sentir e compreender as mais antigas tradições relacionadas com a prática do Taijiquan. Significa perceber o mais ínfimo detalhe de cada movimento ou manobra, a subtileza do exercício que o compõe, a fusão do silêncio interior com o gesto, a materialização da dança cósmica do Taijiquan. A forma delicada, compassada e gentil que transmite os seus conhecimentos, só tem paralelo na maestría que o tornaram num dos mais conhecidos mestres de Taijiquan, senão o mais conhecido.

Durante a estadia do mestre Chen Xiao Wang em Lisboa,realizaram-se vários seminários dedicados à prática de algumas valências que compõem esta arte oriental. Foram abordados os exercícios de Qigong (Chi Kung) Yi Jin Jing e Chan Sse Gong (Fiar a Seda), treinaram-se e aperfeiçoaram-se as formas de 19 e 74 movimentos, e os mais avançados poderam desenvolver a sua prática na espada de fio duplo, sendo ainda cada um destes items complementados pelas calmas e harmoniosas explicações teóricas.

Ficamos a aguardar nova visita deste extraordinário mestre para nova série de workshops na cidade de Lisboa, muito provavelmente já em 2012.

Um especial agradecimento a todos os que estiveram presentes na nossa academia, contribuindo para o sucesso desta actividade.

Comentário
0

Deixe comentário