02
03
2017

Estágio Tai Chi Chuan com mestre Wang Yan

Por Rollyn 0

Estágio Tai Chi Chuan com o mestre Wang Yan

Este ano temos como convidado o jovem mestre Wang Yan, discípulo do mestre Chen Ziqiang e uma das jovens promessas da aldeia de Chenjiagou, que estará em Lisboa de 6 a 12 de Março para dirigir um estágios e treinos abertos a todos os interessados.

Durante a semana decorrerão sessões para alunos mais avançados ou experientes, e no fim dessa semana realizar-se-á um curso de carácter global, onde serão abordadas temas mais básicos, de fácil aprendizagem, e direccionados para aqueles que, tendo pouca experiência, pretendam não só consolidar conhecimentos como aprender novas matérias.

Os temas desenvolvidos neste estágio são de fácil aprendizagem, ensinados com rigor e detalhe, para que o participante sinta proveito no final do mesmo e possa usufruir das matérias aprendidas na sua prática pessoal. Este estágio é aberto a qualquer participante seja qual for o sistema, tenha ou não experiência, e é uma excelente oportunidade para conhecer e entender a escola Chen original, divulgada por instrutores de Chenjiagou, a aldeia onde nasci o Tai Chi Chuan.

Breve currículo do mestre Wang Yan

Wang Yan começou a sua prática no Tai Chi Chuan aos 12 anos de idade, dividindo o seu dia a dia entre a instrução diária rigorosa e a escola. Cedo demonstrou qualidades inatas, alcançando lugares de topo nos campeonatos regionais e nacionais de Tai Chi na China, sendo campeão nacional por diversas vezes nas mais variadas categorias, sendo de destacar as participações em Tui Shou, onde se tornou exímio.

É discípulo do mestre Chen Ziqiang acompanhando-o nas deslocações ao estrangeiro e ocupa atualmente o cargo de instrutor chefe de Chenjiagou, algo só ao alcance de alguém com características muito especiais.

Programa do estágio

A matéria principal do estágio é a forma de 19 movimentos, uma coreografia muito simples, facilmente memorável e que contém os fundamentos básicos do Tai Chi Chen. Esta sequência foi criada pelo mestre Chen Xiao Wang, tendo sido rapidamente incluída no programa oficial de Chenjiagou sendo hoje uma das mais famosas coreografias deste sistema de Tai Chi.
Esta sequência é ideal não só para quem pouco conhece o Tai Chi e gostaria de uma introdução sólida e com qualidade, mas também para quem já pratica regularmente podendo assimilar uma sequência de fácil execução, bastante mais curta que as tradicionais sequências de Tai Chi.

Fará parte ainda das matérias o treino nas movimentações básicas, os famosos exercícios de Tecer a Seda, assim como a prática do Tui Shou, um conjunto de exercícios realizado a dois, com o objectivo de sentir as direcções de força do adversário, com objectivo de o derrubar ou neutralizar. São exercícios bastante suaves, efectuados de forma cíclica e repetitiva, a fim de progressivamente ir-se sentindo a pressão do adversário.

Local e data

O estágio realizar-se-á nas instalações da Neijia (ver localização aqui) e terá o seguinte horário:

  • Sábado dia 11 de Março, periodo da manhã – 10:00h às 12:30h
  • Sábado dia 11 de Março, periodo da tarde – 15:30h às 18:00h
  • Domingo dia 12 de Março, periodo da manhã – 10:00h às 12:30h

Participação e inscrição

A participação é aberta a todos os interessados e entusiastas destas disciplinas holísticas, independentemente de serem sócios ou não da Neijia, experientes ou iniciados.

Como o número de participantes é limitado a 12, a reserva terá de se efectuar de forma atempada a fim de puder reservar lugar. Para tal, basta enviar um email com o nome completo, e aparecer um pouco antes do início do estágio a fim de puder regularizar a inscrição.

Todas as inscrições deverão ocorrer antes do início do estágio.

Comentário
0

Deixe comentário