19
09
2017
Curso Tai Chi forma 19 2017

Curso de Tai Chi Chuan – forma 19 movimentos

Por Rollyn 0

O Taijiquan (conhecido no ocidente também por Tai Chi Chuan), é uma das disciplinas de formação física, mental e espiritual que nos últimos anos tem servido de base ao bem estar de muitos praticantes, que vêem nesta arte centenar o complemento ideal para combater o stress provocado pela agitação dos dias, acalmando a mente com os seus suaves e harmoniosos movimentos, preservando e fortalecendo simultaneamente a própria saúde, como consequência dos movimentos calisténicos que o compõem.

Com origem na antiguidade clássica e alicerçado nas filosofias tradicionais chinesas, a prática deste método está estruturado de forma a não exigir qualquer condição ou preparação especial nem tão pouco requer uma idade específica para o início da sua prática, bastante para isso a diligência, perseverança e vontade. A prática diária regular encarregar-se-á de forma lenta mas segura e progressiva, construir o corpo físico e mental necessário à absorção das distintas dimensões que compõem esta arte, inspiradora de filósofos, pintores e poetas.

O acesso à prática desta arte está normalmente condicionado à frequência das classes regulares em locais públicos ou privados, sendo muitas vezes impossível de conjugar a dinâmica exigente do quotidiano com a frequência dessas classes, impossibilitando à prática da mesma. O recurso a workshops e pequenos cursos de fim de semana, sendo positivo do ponto de vista da assimilação pontual, não preenche no entanto os requisitos para um estudo mais aprofundado e seguido na arte do Tai Chi Chuan.

Sendo assim e de acordo com o interesse manifestado por muitos simpatizantes desta arte, a Neijia irá iniciar em Setembro um curso de formação no Taijiquan da escola Chen, em que o conteúdo principal é a aprendizagem da sequência de 19 movimentos, coreografia simples de fácil aprendizagem, ideal para uma introdução sólida ao Tai Chi Chuan. Os participantes serão monitorizados constantemente e ajudados na sua prática, para que possam solidificar os conhecimentos assimilados e de forma autónoma praticar confortavelmente em casa.

OBJETIVOS DO CURSO

Este curso é dirigido a todos os que, por alguma impossibilidade do dia a dia ou falta de tempo para frequentar uma academia, possam disponibilizar 1 manhã de sábado por mês durante três meses, podendo desta forma aprender e usufruir de uma aprendizagem progressiva e estruturada, uma excelente introdução à prática do Tai Chi Chuan. A matéria do curso visa essencialmente a famosa coreografia de 19 movimentos, que será ensinada de forma metódica e progressiva, ao longo da duração do curso. Outros aspectos complementares serão abordados, para um enquadramento adequado na modalidade. No final do curso, os participantes terão assimilado de forma sólida esta sequência, podendo assim usufruir de uma prática autónoma e auto-suficiente em casa e de todos os benefícios que a sua regular prática aporta.

PÚBLICO ALVO

Principiantes sem experiência ou praticantes de outras modalidades de ambos os sexos. A elaboração deste curso está estruturada para que, seja qual for a experiência, possam os interessados desenvolver de forma fácil e progressiva, toda a metodologia necessária para a correcta compreensão das bases do sistema, ensinando o instruendo a ser auto-suficiente na prática do Taijiquan.

INSTRUTOR

A prelecção deste curso anual será da responsabilidade do professor Rolando Martins, conhecido praticante e instructor de artes marciais chinesas e disciplinas internas, exercendo actividade nestas áreas há mais de 30 anos. Iniciou a prática no Tai Chi Chuan da escola Yang de Chen Man Ching com o mestre Gaspar García Lopes com 21 anos, tendo prosseguido o estudo desta arte até 1995, quando começou a praticar o sistema Chen com o mestre Luís Pedreros, aluno do famoso mestre Chen Xiao Wang, com quem continuaria a prática a partir de 2004, especializado-se neste sistema de Tai Chi Chuan. Nos últimos anos tem acompanhando a metodologia de treino do mestre Chen Ziqiang, que se desloca regularmente a Lisboa para a realização de estágios e workshops de Tai Chi Chuan.

PERIODICIDADE

Este curso terá uma duração de 8 horas, constituído por 3 módulos de 2 horas cada, uma vez por mês, durante 3 meses.

LOCAL E DATA

O curso iniciar-se-á a 30 de Setembro de 2017 às 11:00h , nas instalações da:

Neijia – Academia de Kung Fu e Tai Chi
Av. Coronel Eduardo Galhardo, 28-C, Galeria Dta
1170-105 Lisboa

Módulos

  1. Módulo 1 – 30 de Setembro, das 11:00h às 13:00h
  2. Módulo 2 – 21 Outubro, das 11:00h às 13:00h
  3. Módulo 3 – 18 Novembro, das 10:00h às 13:00h

 

PROGRAMA CURSO

Teoria fundamental (história, princípios de prática, princípios filosóficos)
Meditação estática – Zhang Zhuan
Chan Sse Gong – Exercícios de desfiar a seda, série I
Abordagem Introdução ao Tui Shou, Mãos que Empurram – Mãos simples e duplas em passos fixos
Sequência de 19 movimentos

COMO SE INSCREVER?

Para efectuar a sua inscrição e inteirar-se das condições do Curso de Formação de Tai Chi Chuan, deverá entrar em contacto com a Neijia requerendo o envio da brochura do curso, que contém todas as informações que necessita saber. Para isso utilize o endereço de email abaixo indicado, com o assunto “Curso de Formação Tai Chi Chuan”.

CONTACTOS

Para informações adicionais relacionadas com este curso, utilize os seguintes contactos:

Email: info@neijia.pt

Comentário
0

Deixe comentário