Quem somos

Fundada a 30 de Março de 2010, a Neijia é uma associação de âmbito privado e sem fins lucrativos, dedicada à promoção e divulgação das artes marciais e disciplinas holísticas chinesas.

Meditação

A Neijia - Associação de Artes Orientais, fundada oficialmente a 30 de Março de 2010 é, de acordo com os seus estatutos, uma associação sem fins lucrativos que promove actividades de prática desportiva, lúdica e recreativa nas áreas das disciplinas marciais e holísticas e rege-se de acordo com as normas do movimento associativo. Sistemas holísticos, como o Tai Chi Chuan (Taijiquan) e Chi Kung (Qigong), e marciais como o Kung Fu e o Sanda, constituem o coração dos sistemas praticados e representados no seio da Neijia, onde a oferta dos mesmos abrange o largo espectro da procura destes sistemas orientais.

Todas as disciplinas representadas pela Neijia, encontram-se enquadradas por uma estrutura nacional e internacional que projecta a sua prática a nível global, regulando as diversas actividades que constituem a força motriz destes sistemas, como workshops, estágios, exames de graduação, competições, etc., que garantem o fluxo e intercâmbio constante de conhecimentos, permitindo aos nossos associados o acesso actualizado aos diferentes aspectos destas disciplinas.

Seja qual for o sistema que procura, temos com toda a certeza um que se encaixa naquilo que pretende: Kung Fu para os mais exigentes e sofisticados, Sanda para os mais aguerridos, Tai Chi para aqueles que apreciam a suavidade e harmonia dos movimentos, Chi Kung para os que pretendem conservar e fortalecer a saúde, e para os mais jovens, um programa de Kung Fu infantil e juvenil criado pelos técnicos da Neijia e desenvolvido tendo em atenção as particularidades e exigências dos mais pequeninos: o programa Panda baseado no popular e conhecido sistema Choy Lee Fut.

Neijia significa "escola ou via interna", um conceito que no universo das artes marciais chinesas se relaciona essencialmente com os sistemas suaves e brandos como o Tai Chi, Hsing I e Pa Kwa, e com a natureza dos seus movimentos. No entanto, em termos Taoístas, este conceito possui um significado mais profundo, e engloba um conjunto de metodologias alquimistas, cosmológicas e metafísicas, relacionadas com a natureza última do ser humano e a busca da imortalidade. Nestes processos de auto-conhecimento, Neijia pode ser entendido como os mecanismos internos que levam à libertação do ser humano, suportados pelas mais diversas metodologias, em que a dissolução dos diferentes obstáculos que nos acorrentam aos preconceitos e comportamentos pré-estabelecidos se processa de forma progressiva e cada vez mais profunda.

As nossas modalidades

São 4 as áreas de intervenção colocadas à disposição dos nossos associados, cada uma delas com mais de três décadas de implementação em Portugal:

 

  • Tai Chi Chuan - na sua forma mais pura e antiga, a velha escola Lao Jia do sistema Chen... Perfeito equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e espírito, através de uma prática suave, lenta e harmoniosa dos seus graciosos movimentos, guiados por uma respiração calma e profunda.
  • Lohan Chi Kung - as tradições budistas para o fortalecimento da saúde, prevenção de doenças, e aumento da vitalidade que hoje se tornaram um fenómeno mundial. Exercícios calisténicos e psico-físicos que os antigos monges utilizavam como veículo no seu caminho religioso para atingir a iluminação, que consistia essencialmente no trabalho e fortalecimento do Chi (energia vital interna).
  • Kung fu Tradicional - onde a arte de luta se dilui com a transcendência dos exercícios marciais, preparação física, defesa pessoal e combate, e em que a tradição ainda é o que era. Um legado secreto dos antigos monges guerreiros de Shaolín, chegados aos dias de hoje numa linhagem mundialmente conhecida, direta e ininterrupta.
  • Sanda - um dos mais eficazes e espetaculares desportos de combate, nascido nas tradições ancestrais dos sistemas marciais chineses. Conhecido sobretudo pelo seu atual sistema competitivo, é no entanto uma vasta arte marcial cheia de recursos, onde a defesa pessoal assume o objetivo principal.

Qualquer uma das vertentes acima descritas tem na nossa academia a representação mais credível, testemunhada por milhares de praticantes que desde os anos 80 se exercem ou exerceram nestas artes em Portugal. Estes sistemas têm uma consolidação mundial que trespassa as fronteiras do seu país natal, representadas ao mais alto nível pelos seus guardiões, como o grão mestre Chen Yon Fa, 5ª geração direta do fundador do sistema de Kung Fu Choy Lee Fut, ou ainda o grão mestre Chen Xiao Wang, 19ª geração do sistema Chen Tai Chi Chuan e um dos top quatro mestres do Tai Chi a nível mundial, eleito recentemente como a figura pública chinesa que mais fez pela expansão da cultura chinesa a nível internacional.

As modalidades da Neijia são disciplinas populares muito procuradas a nível mundial, conhecidas e reconhecidas pela comunidade marcial internacional, demonstrando não só a popularidade e eficácia dos seus métodos de treino como também o reconhecimento da sua credibilidade histórica e social.

 

Conheça melhor as nossas modalidades »

 

Os nossos instrutores

Na Neijia, temos o orgulho de ter nos nossos técnicos, profissionais qualificados ao mais alto nível, reconhecidos não só pela comunidade portuguesa como também pela comunidade internacional. Fruto de décadas de trabalho, estes técnicos são hoje o produto da entrega e dedicação aos seus sistemas, tendo não só atingido elevado grau e desempenho nas modalidades, como também o reconhecimento máximo pelos organismos que dirigem as modalidades.

São técnicos desta associação os primeiros praticantes de Kung Fu em Portugal, pioneiros desta disciplina noas anos 80, altura em que os termos Tai Chi Chuan, Chi Kung, Kung fu e Sanda, mais não eram do que palavras icónicas representativas de uma cultura transmitida pelos filmes de Bruce Lee e produções de Hong Kong.

Formados todos pelo conhecido mestre Rolando Martins, são graduados pelos organismos internacionais que regem as modalidades a nível nacional e internacional, reconhecidos e credenciados pelo Instituo Português de Desporto e Juventude (IPDJ) e pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas (FPAMC).

 

Conheça melhor os nossos instructors »