Tem dúvidas?

Caso tenha alguma dúvida sobre a modalidade que deseja praticar, sobre o funcionamento da academia ou ainda sobre os custos e horários das disciplinas, consulte as respostas às perguntas que nos fazem com maior frequência ou utilize o formulário na seção de contatos entrando em contato conosco e expondo as suas dúvidas.

 

O que é necessário para me inscrever na academia Neijia?

Necessita de se tornar sócio da associação pagando a respetiva jóia de inscrição, inscrever-se na modalidade(s) que pretende e pode começar imediatamente a treinar.

Posso praticar mais que uma modalidade?

Pode escolher a modalidade que quiser, e inscrever-se em mais que uma se assim o desejar. Poderá também alterar posteriormente a modalidade escolhida em qualquer altura, bastando dar essa indicação na secretaria.

Tenho que esperar alguma altura específica para me inscrever?

Não é necessário esperar nenhum momento para se inscrever na academia, podendo fazê-lo em qualquer altura do ano. Todas as classes estão divididas em dois grupos, principiantes e avançados, pelo que ao inscrever-se na academia começará sempre do início com o grupo adequado.

Que roupa desportiva devo usar?

Poderá começar com uma roupa desportiva qualquer, que lhe permita fácil movimentação e liberdade de movimentos. Poderá posteriormente adquirir o equipamento adequado de acordo com a modalidade.

Sou obrigado a ter seguro desportivo?

Sim. Deverá, para sua proteção, ter um seguro desportivo que cubra o previsto na  lei. Caso já o tenha, bastará apresentar a apólice no ato de inscrição; caso não o tenha, poderá adquirir o seguro disponibilizado pela Neijia.

Sou obrigado a federar-me?

Não. A Neijia é uma associação inscrita e reconhecida pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas (FPAMC) pelo que terá a opção de se inscrever nesta federação caso pretenda ser federado, sendo sempre uma opção do associado. No entanto, caso deseje competir ou frequentar ações formativas e desportivas organizadas pela FPAMC, terá obrigatoriamente de ser reconhecido como sócio da FPAMC, através da Neijia.

Tai Chi e Tai Chi Chuan são modalidades diferentes!

Não. Tai Chi é na realidade um diminutivo de Tai Chi Chuan, embora a expressão mais correta para denominar esta arte seja Taijiquan, que é uma transcrição fonética do Pinyi, o sistema oficial adotado pela RPC.

O Tai Chi Chuan é só para seniores

Na realidade a prática desta disciplina holística é para todas as idades. Naturalmente, e devido à maturidade mental dos adultos, tronar-se-á sempre mais produtiva a prática nestas faixas etárias do que nos escalões mais jovens.

Tai Chi Chuan é só um, não tem estilos, escolas ou linhagens!

Embora o Tai Chi Chuan actual tenha surgido a partir de um sistema criado e desenvolvido na China, hoje apresenta-se com algumas variantes conhecidas como sistemas, linhagens ou escolas, sendo as mais importantes as escolas Chen, Yang, Wu, Hao e Sun, entre outras. Na academia pratica-se a escola Chen, da linhagem do mestre Chan Xiao Wang, representante da 19ª geração da família que criou o Tai Chi Chuan original.

Chi Kung e Tai Chi são a mesma coisa

Não são…! O Tai Chi surge como um sistema de defesa pessoal e combate em determinado período conturbado na China, e evolui para uma arte completa abrangendo uma prática mais espiritual e mental, muito orientado para o incremento dos índices de saúde. O Chi Kung deriva da antiga arte Dao Yin (guiar e conduzir as energias) para fortalecimento do corpo, e vai evoluindo ao longo da história como um método orientado para a saúde (corrente médica), para práticas espirituais (corrente filosófica/religiosa) ou para complemento dos sistemas marciais (corrente marcial).

O Chi Kung tem várias correntes sendo bastante diversificado!

Sim. O Chi Kung apresenta-se sob numerosas variações, consoante as suas raízes e propósitos. Pode ser suave ou duro, religioso, médico ou marcial, e a natureza e complexidade dos seus exercícios está intimamente relacionada com os princípios e objetivos que cada corrente defende. O Chi Kung na Neijia é uma forma proveniente de um sistema marcial com fortes influências budistas, em que a generalidade dos seus movimentos é efetuada de forma muito lenta com uma respiração controlada e profunda.

O Kung Fu pode ser praticado por qualquer pessoa, seja qual for o sexo ou a idade!

Sim, as modalidades de Kung Fu tradicional podem ser praticadas por qualquer pessoa, independentemente do sexo ou idade. Existem no entanto classes especialmente desenhadas para as crianças com programas específicos para o desenvolvimento muito peculiar destas idades. Na Neijia temos as classes de Kung Fu Kids, que começam nos 6 anos e vão até aos 14 anos.

A prática do Kung Fu pode ajudar o meu filho a defender-se das agressões físicas e de bulling?

Embora o Kung Fu esteja projetado como um sistema de defesa pessoal e combate, na realidade vai muito mais longe permitindo ao praticante dominar com alguma confiança situações físicas e psicológicas de stress. Os treinos disciplinadores, envolvem tanto os aspetos físicos como os processos mentais envolvidos, permitindo um fortalecimento de determinadas caraterísticas de destreza e agilidade física, emocional e mental, fazendo com que a abordagem a situações de pressão e stress seja abordada numa perspetiva dinâmica de controle, encontrando com mais facilidade a melhor solução para determinado problema.