Mestre Chen Ziqiang em Lisboa

by Rollyn / 13 Março 2014 / No Comments

Estão já abertas as inscrições para o seminário de Tai Chi Chuan com o mestre Chen Ziqiang, a realizar na cidade de Lisboa do dia 30 de Maio ao dia 2 de Junho, nas instalações da Academia Neijia (localização aqui). Este seminário terá à disposição dos interessados diferentes módulos, direccionados para distintas áreas de treino do Tai Chi Chuan, com o seguinte programa:

 

Módulo 1 - Sexta, 30 Maio


Manhã (10:30h-13:00h)
Aprendizagem/treino da forma Er Lu (Segundo Caminho). Treino/aperfeiçoamento na forma de Sabre, Dao Shu.
 
Tarde (15:30h-19:00h)
Aprendizagem/treino da forma Er Lu (Segundo Caminho). Treino/aperfeiçoamento na forma de Sabre, Dao Shu.

Módulo 2 - Sábado, 31 Maio


Manhã (10:30h-13:00h)
Chi Kung (Chan Sze Gung). Introdução ao Tui Shou: conceitos teóricos e prática Bola de Tai Chi.
 
Tarde (15:30h-19:00h)
Chi Kung (Chan Sze Gung). Introdução ao Tui Shou: conceitos teóricos e prática Bola de Tai Chi.

Módulo 3 - Domingo, 1 Junho


Manhã (10:30h-13:00h)
Tui Shou avançado: teoria e prática. Aplicações práticas Yi Lu.
 
Tarde (15:30h-19:00h)
Tui Shou avançado: teoria e prática. Aplicações práticas Yi Lu.

Módulo 4 - Segunda, 2 Junho


Manhã (10:30h-13:00h)
Aprendizagem/Treino Bastão: exercícios e forma Da Gun.
 
Tarde (15:30h-19:00h)
Aprendizagem/Treino Bastão: exercícios e forma Da Gun.

 

Os módulos 1 e 4 são reservados a praticantes avançados, ou com conhecimento do sistema Chen de Tai Chi, podendo eventualmente participar praticantes de outras linhagens de Tai Chi. Os módulos 2 e 3 são abertos a todos os interessados e entusiastas de Tai Chi, que queiram aprender e assimilar um conjunto de exercícios e técnicas fundamentais, indispensáveis à compreensão e entendimento do Tai Chi Chuan.

O módulo 1 tem como objectivo o ensino/aperfeiçoamento do Segundo Encadeamento do sistema, Er Lu, uma sequência ainda pouco conhecida, e que explora o lado marcial do Tai Chi Chuan. Esta sequência é bastante mais curta e simplificada que o Primeiro Encadeamento (Yi Lu), sendo executada essencialmente de forma rápida e explosiva. O treino deste módulo incluirá ainda o aperfeiçoamento da sequência fundamental de Sabre, que constitui a introdução à prática de exercícios com armas dentro do Chen Tai Chi Chuan.

O módulo 2 aborda os aspectos mais populares e simples do Chen Tai Chi Chuan, como os exercícios de Chi Kung do Enrolamento da Seda (Chan Si Gong), uma introdução aos exercícios de Empurrar as Mãos (Tui Shou) realizados com companheiro e ainda a prática de exercícios de Tai Chi com bola, uma expressão artística muito popular atualmente, e raramente vista em Portugal.

O módulo 3 está direccionado para exercícios de Tui Shou (Empurrar as Mãos) mais avançados e algumas aplicações práticas fundamentais, focalizados na defesa pessoal mas que interessam também a competidores de qualquer arte marcial, dada a abrangência dos mesmos.

O último módulo, reservado exclusivamente a praticantes avançados e com conhecimento no manuseamento de armas, será dedicado à aprendizagem das técnicas e exercícios fundamentais do Bastão Longo (Da Gun), uma arma ainda pouco conhecida e divulgada, utilizada essencialmente para o desenvolvimento da força em espiral característica do Chen Tai Chi Chuan.

 

Como participar?

Para participar neste seminário, os interessados deverão entrar em contacto com a organização do evento através do email info@neijia.pt, onde serão prestadas informações detalhadas acerca do processo de inscrição e dos custos do seminário ou de cada módulo.

Cada workshop terá um número limitado de 16 participantes, dada a limitação de espaço disponível, pelo que aconselhamos à atempada reserva de lugar.

No final de cada módulo, será dado um certificado de presença.

 

Acerca do Tai Chi Chuan, sistema Chen

O sistema Chen de Tai Chi Chuan tem cada vez mais vindo a afirmar-se como uma das mais conhecidas escolas desta modalidade chinesa, em particular as linhagens da família da aldeia de Chenjiagou, berço do Tai Chi. Em 2011 tivemos em Lisboa a presença do mestre Chen Xiaowang para a realização de vários workshops, e agora teremos pela primeira vez o seu sobrinho, mestre Chen Ziqiang, que tem vindo a afirmar-se como um dos mestres mais hábeis e solicitados da sua geração.

 

Mestre Chen Ziqiang, apontamento biográfico

Chen Ziqiang (陈自强) é atualmente o treinador chefe da Escola de Taijiquan de Chenjiagou. Nasceu em 1977 e pertence à 20ª geração do clã Chen. Treinou o sistema tradicional da família com o seu pai Chen Xiaoxing e recebeu também instrução regular do seu tio Chen Xiaowang. Competiu pela primeira vez em 1966 nos campeonatos de Taijiquan da província de Henan tendo ganho diversas medalhas de ouro. Seguiram mais competição e medalhas em 98, 99, 00, 01 e 02.

Começou a ensinar em 1998, tendo atualmente não só alunos na sua aldeia natal e por toda a China, como também no Ocidente, onde viaja com frequência para ministrar seminários e workshops sobre o sistema da sua família. É atualmente deputado chefe da Escola de Taijiquan de Chenjiagou, sendo responsável pelos treinos diários, organização de torneios e exibições em colaboração próxima com o seu pai e tio.

 

About the author:

Leave a Reply