Escolha a sua modalidade

Na nossa academia, colocamos à disposição um variado conjunto de modalidades que abrangem o largo espectro das disciplinas holísticas e marciais tão na moda actualmente, leccionadas por instrutores qualificados e reconhecidos internacionalmente. Os métodos desenvolvidos e integrados na nossa academia, representam genuinamente a mais pura tradição ancestral, na linha da frente dos sistemas mais representativos e populares, integrando as variadas valências que deles se esperam.

Enquanto os métodos de cultivação interna se viram para o interior do praticante e se manifestem exteriormente de forma fluída, lenta e harmónica, fortalecendo a nossa estrutura e energia interior (Qi) os métodos externos expressam toda a potência e força muscular optimizando a condição física e apetrechando o praticante de excelentes armas naturais de defesa pessoal, concentração e disciplina.

Deste vasto leque de disciplinas que oferecemos, garantimos que os mais novos aumentam as suas capacidades de concentração e melhoram substancialmente a coordenação dos seus aspectos locomotores, praticando o nosso método de Kung Fu infantil, um método estruturado, divertido e optimizado para estas idades; para os adolescentes e adultos com excesso de energia e com apetência para actividades mais explosivas e potentes, a prática de métodos como o Kung Fu ou Sanda permitirão controlar de forma adequada os desequilíbrios físicos, estruturando adequadamente os processos mentais e promovendo o encontro adequado entre estas duas partes, com o extra da aprendizagem de um método ancestral de defesa pessoal e autodisciplina, praticado no extremo oriente há centenas de anos;)se por outro lado procura um pouco de calma e pretende aprofundar e conhecer aspectos particulares da sua estrutura mental e psíquica, mergulhando profundamente no seu ser, experimente os métodos holísticos do Chi Kung ou do Tai Chi Chuan, em que a meditação activa ou passiva, dinâmica ou estática, o levam à conexão da sua existência com o cosmos e à harmonia de integração com o seu meio envolvente.

Seja o que for que procura temos o método que mais se adequado à sua personalidade, e caso tenha dúvidas, entre em contacto connosco que teremos certamente muito prazer em esclarecer-lo.

Breve descrição

Choy Lee Fut Kung FuChoy Lee Fut (conhecido também por Tsai Li Fo) é o sistema de Kung fu ensinado na nossa academia. Simboliza toda a tradição das artes marciais chinesas, desde os aspectos culturais e filosóficos até à sofisticação das suas técnicas marciais, originadas diretamente a partir do mosteiro de Shaolin. Caracterizado como um sistema externo de características fluídas e contínuas, a sua estrutura técnica promove a agilidade e mobilidade necessárias para a construção de um corpo flexível, sólido e firme, utilizando e manuseando a força muscular (li) e a energia interna (chi) para exprimir o conhecido "whipping power" característico deste sistema. Bonecos de madeira, treino nas 18 armas de Shaolin, boxe de imitação dos animais (Dragão, Tigre, Leopardo, Cegonha e Serpente), defesa pessoal, combate tradicional, são alguns vectores que fazem parte do currículo regular deste sistema.

Kung Fu Kids é uma classe especializada de Kung Fu para crianças, com um programa desenhado especialmente pelos profissionais da Wing Sing Tong Portugal (organização que representa a modalidade a nível nacional), pensado exclusivamente nos mais pequenos dos 5/6 aos 12/14 anos de idade.

Desenvolvido a partir do sistema Choy Lee Fut Kung Fu, foi simplificado e adaptado à morfologia dos mais novos, permitindo que estes usufruam de um programa alegre, seguro e fácil de entender. Os benefícios da prática desta metodologia de Kung Fu vão muito além da aprendizagem de uma forma de defesa pessoal, dando-lhes a auto-confiança e auto-disciplina necessárias para as tarefas do dia a dia em casa ou na escola, a percepção de alguns princípios morais indispensáveis para as suas relações familiares e sociais, e o desenvolvimento das suas capacidades físicas, como o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e fortalecimento do sistema músculo-esquelético.

A prática do Kung Fu para adultos e crianças na nossa academia, pode ser efetuada de forma regular assistindo às classes em grupo em horários determinados, ou de caráter mais privado com aulas pessoais, a qualquer dia ou hora, desde que não coincida com as classes regulares.

É possível ainda efetuar programas para grupos especiais fora do horário regular, sendo necessário a apresentação do projeto para elaboração do programa técnico e condições mais adequadas e vantajosas.

 

Saber mais »

Tai Chi ChuanO Tai Chi Chuan (ou Taijiquan) surgiu na China no século XVII como uma arte marcial, tendo evoluído para um conjunto de exercícios abrangentes e ecléticos, que combina práticas de meditação e exercício físico, regulando mente, respiração e circulação energética, com efeitos benéficos para a saúde física e mental do seu praticantes.

Na sua concepção original, recebeu influências de práticas Taoístas da circulação e condução de energia (dao yin) que visavam aumentar a vitalidade, e promover a melhoria da circulação do Chi. Infinitamente adaptável, pode ser praticado por todo o tipo de pessoas, de qualquer idade, sendo útil tanto para condicionamento físico quanto para a recuperação da saúde.

Atualmente o Tai Chi Chuan é mais procurado como um sistema alternativo de equilíbrio mental e de movimentação fisíca, para aumento dos índices de saúde e fortalecimento da vitalidade, podendo no entanto ser também praticado como um sistema suave de defesa pessoal.

Entre os benefícios da prática, é possível citar o fortalecimento do sistema cardio-pulmonar e muscular, a melhoria do equilíbrio, o desenvolvimento da flexibilidade e o aumento da capacidade de concentração, autoconfiança, disposição e bem estar. A atividade per se não ajuda a emagrecer diretamente, pois é um exercício mais voltado para a respiração, concentração e fortalecimento muscular, no entanto a auto-compreensão desenvolvida auxilia no entendimento do próprio corpo, trabalhando aspectos que interferem nos aspectos essenciais do quotidiano, como por exemplo a alimentação, ansiedade, nervosismo e stress.

A prática do Tai Chi na nossa academia pode ser efetuada de forma regular assistindo às classes em grupo em horários determinados, ou de caráter mais privado com aulas pessoais, a qualquer dia ou hora, desde que não coincida com as classes regulares.

É possível ainda efetuar programas para grupos especiais fora do horário regular, sendo necessário a apresentação do projeto para elaboração do programa técnico e condições mais adequadas e vantajosas.

 

Saber mais »

Chi KungO Chi Kung (ou Qigong) é uma modalidade terapêutica de promoção e desenvolvimento da Saúde Física, Mental e Emocional que oferece múltiplas vantagens, visando a promoção da saúde através do cultivo da energia vital, quer numa perspectiva de prevenção, quer de terapia de doenças, permitindo manter ou alcançar o equilíbrio e a harmonia da tríade Corpo – Mente – Espírito.

Na sua forma original, o Lohan Chi Kung, sistema praticado na Neijia, é um conjunto interno de exercícios com gênese nas tradições budistas e taoístas, para cultivar os “três tesouros”: Chi (energia vital), Jing (essência), e Shen (espírito). Praticado com regularidade, activa o fluxo de energia interna vital intrínseca ao longo dos meridianos, fortalece os órgãos internos, mantém o vigor do corpo e da mente, exercita as articulações, músculos e tendões, previne doenças por stress físico, fomenta a consciência postural, e proporciona a essência e base para uma vida saudável e alegre.

O trabalho do Chi Kung é sobretudo um trabalho de auto-regulação:

  1. Auto-regulação da respiração
  2. Auto-regulação da mente
  3. Auto-regulação da postura corporal

Este trabalho de auto-regulação é efectuada sobre o corpo físico (estrutura músculo-esquelética e órgão internos) e sobre o corpo energético, utilizando para tal um conjunto de exercícios:

  1. Exercícios com bastão
  2. Exercícios de respiração
  3. Mãos Unicórnio
  4. Posturas sentadas
  5. Exercícios com passos
  6. Teoria médica
  7. Pa Kwa Gongfu

E uma série de sequências, que incluem as "Dezoito Mãos do Arhat", "Pequeno Buda", Grande Buda", "Supremo Último", "Grande Vazio" e outras menos conhecidas.

A prática do Chi Kung na Neijia pode ser efetuada de forma regular assistindo às classes em grupo em horários determinados, ou de caráter mais privado com aulas pessoais, a qualquer dia ou hora, desde que não coincida com as classes regulares.

É possível ainda efetuar programas para grupos especiais fora do horário regular, sendo necessário a apresentação do projeto para elaboração do programa técnico e condições mais adequadas e vantajosas.

 

Saber mais »

Sanda / SanshouO Sanda é uma disciplina de combate desportivo de origem chinesa muito semelhante ao Kick-Boxing. Pressupõe a a utilização de uma ampla variedade técnica e tática com origens nos sistemas tradicionais de Kung Fu aplicada a situações de combate extremo, tanto para recreação como para defesa pessoal ou competição.

Técnicas de punhos e pernas, imobilizações e projecções, treino com companheiro, treino com aparelhos (sacos, paos, plastroons), condicionamento e fortalecimento físico, fazem parte do currículo regular desta atividade.

A competição com contacto faz parte dos objectivos desta disciplina, onde os praticantes desenvolvem as suas habilidades técnicas e tácticas protegidos com peitorais, capacetes e luvas, aproximando esta actividade das necessidades de defesa pessoal e luta de rua.

Actualmente faz parte do sistema competitivo adoptado por muitas federações internacionais e nacionais, conhecido sob a denominação de Sanda, quando vocacionado para a sua forma desportiva de competição.

 

Saber mais »

Dai Sifu Víctor GutiérrezWing Revolution é a grande revolução da reconhecida arte marcial chinesa Wing Tsun KungFu, que tornou famoso Bruce Lee, criado e desenvolvido por um dos máximos expoentes de todos os tempos a nível mundial do Wing Tsun, Dai Sifu Víctor Gutiérrez em parceria com seu irmão Sifu Javier Gutiérrez.

Classificado como desporto de combate e defesa pessoal realista, tem como objetivo ensinar os praticantes a defenderem-se no menor tempo possível, de uma forma real onde é apresentado um completo sistema de defesa orientado e adaptado às necessidades dos tempos modernos.

Wing Revolution sistema Wing Fight combina defesa e combate em pé com punhos, cotovelos, pontapés, joelhos, defesa e combate no chão com projeções, domínios e finalizações, defesa e combate com armas (bastões, facas, espadas…), trabalha todos os aspetos de um confronto em todas as distancias.

Fazem parte do grande currículo deste sistema o treino funcional e inteligente: corpo/mente (coordenação, equilíbrio, reflexos…), condicionamento físico (WingCross/WingFit).

A prática do Wing Revolution para adultos e crianças na nossa academia, pode ser efetuada de forma regular assistindo às classes de grupo em horários determinados, ou ainda assistindo a workshops regulares.

 

Saber mais »