Introdução

O sistema Choy Lee Fut de Kung Fu, é hoje um dos mais conhecidos e praticados a nível mundial. A sua popularidade deve-se ao facto de ser um sistema estruturado nas suas bases, com uma história documentada, um código moral e um amplo leque de opções técnicas, desde a própria arte de luta, ao estudo e desenvolvimento do sistema energético (Chi Kung).

Com origens no século XIX, na sua génese esteve o conhecimento desenvolvido por monges dentro dos muros dos secretos templos de Shaolin (Honan e Fukien) de onde herdou toda a tradição Budista. Fundado por Chan Heung em 1836 (oficialmente) e transmitido no seio da família Chan, foi sendo aperfeiçoado pelas gerações seguintes, chegando aos nossos dias pela mão da 5ª geração, representada pelo grande mestre Chen Yong Fa, actual “Guardião” do sistema na linha directa do fundador.

Representado no nosso país pela Wing Sing Tong Portugal, o Choy Lee Fut da família Chan é o sistema de Kung Fu mais conhecido e popular em Portugal, tendo sido o primeiro a ser ensinado como sistema estruturado através da primeira associação criada para o efeito: a Associação Portuguesa de Wushu, pioneira no ensino e implementação de um sistema de origem chinesa.

Hoje, a popularidade não se resume tão somente à arte de luta, mas também ao fantástico sistema de trabalho energético, mais conhecido como Shaolin Lohan Chi Kung (Trabalho da Energia de Buda da Jovem Floresta),  alusão às origens monásticas deste subsistema. Desde o Minho ao Algarve, são hoje centenas os praticantes, interessados e entusiastas das duas vertentes da modalidade, instruídos por monitores e professores qualificados, formados segundo a mais pura tradição marcial, e enquadrados por organismos reguladores, conforme prevê a lei de bases do sistema desportivo.

O  Choy Lee Fut é um sistema de combate eclético, um misto de variadas influências de sistemas do norte e sul da China, e os níveis de progressão de aprendizagem dos conteúdos técnicos e teóricos, encontram-se escalonados (à semelhança das escolas tradicionais de Kung Fu) em três níveis: principiante, intermédio e avançado. Toda a arte de luta está distribuída por estes níveis, porém, o sistema vai muito mais além de um sofisticado método de combate. Inclui na sua estrutura, o trabalho dos três tesouros – Chi, Jing e Shén – através de exercícios e formas específicas codificadas (sistema Lohan Chi Kung); a Dança do Leão, Dragão e Unicórnio; a aprendizagem de aspectos da Medicina Tradicional Chinesa; a arte de cura com ervas e processos tradicionais auxiliares, e de uma forma mais esotérica e poética, feitiços e encantos.