Mestre Yuan Zumou

Mestre Zumou YuanNascido a 10 de Dezembro de 1940 em Baoying na província de Jiangsu, China, desde muito cedo que se iniciou na prática das artes marciais chinesas com o mestre Song Seng Pu, tendo mais tarde especializado no Shuai Jiao no Instituo de Desportos de Shanghai com o mestre Zhou Shi Pin. Admitido no ano seguinte na equipa profissional de Shanghai no Centro de Treino de Artes Marciais de Shanghai, começaria paralelamente aos seus estudos uma carreira de atleta, tendo alcançado inúmeros títulos.

Em 1984 estabelece-se em França e dois anos mais tarde apresenta o Shuai Jiao à Federação Francesa de Karate e Artes Marciais Associadas e cria o seu primeiro grupo de trabalho em Paris.

Em 1991 nasce oficialmente a Associação Francesa de Shuai Jiao, participando pela primeira vez no famoso festival de Bercy e atingindo grande sucesso, levando-o nos anos seguintes a dirigir seminários por Espanha, Suissa, Itália, Marrocos e Estados Unidos.

Em 2002 é co-fundador da Federação Internacional de Shoubo da qual se torna presidente.

Um ano mais tarde é homenageado pelo Presidente Chinês Hu Jiantao, pelo seu contributo à disseminação da cultura chinesa.

Organiza vários torneios nacionais e internacionais de Shuai Jiao e Shou Bo e no 10º Torneio Internacional de Shuai Jiao e Shou Bo organizado em 2011, a organização decide criar o 1º Campeonato do Mundo de Shou Bo em Dezembro de 2013.

Em 2012 é criada a Federação Francesa de Shou Bo, tornando-se seu membro técnico. A 11 de Janeiro de 2013 recebe a medalha de ouro do Ministério dos Desportos e Juventude pelo seu envolvimento no campo desportivo.

Hoje o mestre Zumou Yuan é uma ícone internacional do Shuai Jiao e Shou Bo, disciplinas que ano após ano somam adeptos de todo o mundo.