Mestre Chen Xiao Wang, 19ª geração

Chen Xiao WangO mestre Chen Xiao Wang é um dos mais conhecidos mestres a nível mundial, atualmente considerado o fiel depositário das tradições e conhecimentos do sistema desenvolvido em Chenjiagou, local que o viu nascer a 20 de Outubro de 1946, uma pequena aldeia que se situa no distrito de Wenxian, Província de Henan.

Iniciou-se com 8 anos de idade na prática do Chen Taijiquan sob a atenta orientação de seu pai, Chen Zhaoxu, filho de Chen Fake, continuando posteriormente a aprendizagem com os seus tíos Chen Zhaokui y Chen Zhaopi.

Entre os títulos atribuídos pelo Governo da República Popular da China e as inúmeras medalhas de ouro alcançadas em competições no seu país, emigrou para a Austrália nos finais da década de 80, estabelecendo-se em Sidney, iniciando um périplo pelo mundo a pedido de inúmeras organizações, divulgando e expandindo a autêntica arte da sua família.

Hoje possui uma estrutura a nível global com escolas, alunos, representantes e discípulos nos quatro continentes. Transmite os seus conhecimentos sem restrições, com empenho e humildade, afirmando que quem deseja aprender Taijiquan, deve aprender de forma própria e adequada, e que os princípios da sua prática são acessíveis a qulaquer pessoa.

Com um pequeno grupo de outros mestres da sua geração, é considerado um dos maiores peritos na matéria, contribuindo para isso não só a simplicidade do seu carácter e a maestría dos seus conhecimentos, mas também a abordagem descomplexada que faz no ensino do Taijiquan, deitando por terra vários mitos como resposta a uma falta de contacto das pessoas com o mundo real desta actividade.

A escola Chen Taijiquan sob orientação de Rolando Martins, segue de forma exclusiva o método do mestre Chen Xiao Wang e dos seus instrutores seniores.