TAI CHI CHUAN

Tai Chi Chuan (ou Taijiquan) surgiu na China no século XVII como uma arte marcial, tendo evoluído para um conjunto de exercícios abrangentes e ecléticos que combinam práticas de meditação e exercício físico, regulando mente, respiração e circulação energética, com efeitos benéficos para a saúde física e mental do seu praticantes.

 

Na sua concepção original, recebeu influências de práticas Taoístas da circulação e condução de energia (dao yin) que visavam aumentar a vitalidade e promover a melhoria da circulação do Chi. Infinitamente adaptável, pode ser praticado por todo o tipo de pessoas, de qualquer idade, sendo útil tanto para condicionamento físico quanto para a recuperação da saúde e equilíbrio emocional.

 

Atualmente o Tai Chi Chuan é mais procurado como um sistema alternativo de equilíbrio mental e de movimentação física para aumento dos índices de saúde e fortalecimento da vitalidade, podendo no entanto ser também praticado como um sistema suave de defesa pessoal.

 

Entre os benefícios da prática é possível citar o fortalecimento do sistema cardio-pulmonar e muscular, a melhoria do equilíbrio, o desenvolvimento da flexibilidade e o aumento da capacidade de concentração, autoconfiança, disposição e bem estar. O Tai Chi Chuan é no fundo um exercício mais voltado para a respiração, concentração e fortalecimento muscular, no entanto a auto-compreensão desenvolvida auxilia no entendimento do próprio corpo, trabalhando aspectos que interferem nos aspectos essenciais do quotidiano como por exemplo a alimentação, ajudando a combater o excesso de peso promovendo um equilíbrio calórico saudável, a ansiedade e o stress, suavizando tensões e desequilíbrios emocionais acumulados.

 

Na Neijia não deixamos as coisas por menos. Estamos ligados e conectados com as melhores referências mundiais da modalidade, tendo os nossos professores e instrutores ampla experiência e formação, procurando sempre ensinar e transmitir aos nossos membros e às gerações seguintes o legado acumulado de décadas contínuas de treino árduo e dedicação.

 

A prática do Tai Chi na nossa academia pode ser efetuada de forma regular assistindo às classes em grupo em horários pré-determinados ou de caráter mais privado com aulas pessoais, a qualquer dia ou hora, desde que não coincida com as classes regulares. É possível ainda efetuar programas para grupos especiais fora do horário regular, tanto na academia como em exterior.